18° edição da Assembleia Geral Ordinária e Escola Bíblica de Obreiros da CIMADEC

 

Ministro Ronaldo Fonseca participa de evento realizado pela CIMADEC no Ceará

 

18° edição da Assembleia Geral Ordinária e Escola Bíblica de Obreiros (Foto Wilton Adriano)

 

       O Ministro do Evangelho, como prefere ser chamado Fonseca, é pastor há 35 anos e revela honra do presidente Temer à Assembleia de Deus no Brasil

Por Rafaele Silva

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Ronaldo Fonseca, esteve no Ceará para participar da 18° edição da Assembleia Geral Ordinária (AGO) e Escola Bíblica de Obreiros da Convenção de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus Ministério de Fortaleza no Estado do Ceará (CIMADEC). O evento, realizado entre os dias 07 e 11 de novembro, contou com a participação de, em média, mil pessoas.

O cenário escolhido para o encontro foi o litoral cearense, mais especificamente no distrito de Iguape, que fica no município de Aquiraz. A região está localizada entre as praias do Presídio e de Barro Preto e é destino de turistas do mundo todo, em buscam do artesanato local e das belezas naturais.

“Eu me alegro por poder retornar aqui, estar com o pastor Neto, meu amigo. É sempre uma alegria poder estar cooperando. (…) ele é um homem de Deus e quero parabenizar os irmãos em tê-lo como presidente (…) e dizer que estou à disposição para ajudar vocês aqui no que for possível”, declarou o ministro Fonseca, durante discurso. Ele foi o pregador da noite do sábado (10). “Confesso que nunca imaginei que eu iria chegar aqui, nessa cidade. Estou muito feliz aqui. Vocês têm uma brisa, um vento… que eu estou querendo fazer um pacote desse vento pra levar pra lá (Brasília)”, falou, arrancando risos do público.

Ainda no início da pregação, Fonseca, que também é pastor, declarou: “Eu tenho uma notícia pra vocês. O presidente da República honrou a Assembleia de Deus. Pela primeira vez, um pastor ocupa cargo de ministro dentro do Palácio do Planalto. De lá pra cá, Deus tem falado muito com o presidente Temer (…)”. O ministro revela ainda que ora e ler a Bíblia com o líder da nação e afirma: “No Palácio do Planalto também tem oração”.

Ele é pastor da Assembleia de Deus em Taguatinga Norte, em Brasília, há 25 anos, e faz questão de destacar que prefere ser chamado de Ministro do Evangelho “Não troco esse título de pastor por nada”, afirma. Com palavras de firmeza e ânimo, ele explanou o texto que fica no Evangelho segundo escreveu Lucas, capítulo 5, do versículo 01 ao 11, da Bíblia Sagrada.

“Fomos prestigiados com a qualidade das palestras que nós tivemos, com grandes lideranças do Brasil”, comemora o presidente da CIMADEC, pastor Neto Nunes. A 18° AGO também contou com a participação de outros líderes locais e nacionais, como o pastor Roberto José, representando o pastor José Wellington Junior, que é o presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB); o pastor Daniel Nunes, em representação à União dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Nordeste (UMADENE); o pastor João Gonçalves, vice-presidente da Convenção das Assembleias de Deus do Estado do Ceará – Ministério Templo Central (CONADEC); e o pastor Ozíres Teixeira, que é presidente da Convenção Fraternal de Ministros das Assembleias de Deus do Estado do Ceará (CONFRADECE).

Uma das novidades do encontro foi a discussão do Estatuto da Cimadec, com foco em inserções voltadas para o mundo cibernético. “Toda associação tem direitos e deveres para seus membros. A nossa grande necessidade hoje é se adequar às questões de crimes cibernéticos. A convenção está se preparando para não sofrer algum tipo de processo por casos de assédio moral ou intimidação, por exemplo (no campo virtual). Queremos prevenir situações como essa. Caso aconteçam, estaremos preparados”, explica o presidente.

“A convenção está crescendo. O número de participantes superou o esperado e isso prova que estamos no caminho certo (…). Os projetos voltados para a educação do obreiro, que iniciamos no ano passado, têm sido muito procurados e isso mostra o interesse de crescimento de cada um”, avalia o pastor Neto Nunes. Ele fala também que a convenção planeja ter representantes em todos os 184 municípios do Ceará. Já estamos em 144”, completa.

Durante a AGO, 12 obreiros foram consagrados a pastor e outros 21 a evangelista. O presbítero Daniel Souza de Medeiros (38) é um dos novos evangelistas. “É uma alegria muito grande quando crescemos naturalmente na direção de Deus”, declara sua esposa, Priscila Emanuele Santos de Lima (33), que aguardava enquanto o marido participava de uma das plenárias que ocorreram ao longo do evento. O casal é liderado pelo pastor Francisco Dantas Filho. A cerimônia de consagração foi realizada no domingo (11) pela manhã, com celebração de culto de encerramento.

A organização do evento ficou por conta da equipe da Secretaria da CIMADEC, liderada pelo pastor João Alberto Lemos Pereira. Mais de 200 obreiros foram inscritos e, ao cumprir esta etapa, cada um recebeu quites com pasta, material de estudo e certificado. Para garantir acomodações para todos, um hotel e uma casa de veraneio foram reservados.

O tema da AGO 2018 – “O preparo intelectual e espiritual do obreiro” – segue a linha do que foi planejado para todo o ano, com foco na área do ensino. Sobre isso, o pastor Neto Nunes revela planos para 2019: “Ano que vem vamos fazer quatro Escolas Bíblicas Regionais”. O planejamento segue duas características marcantes da gestão de Nunes: fortalecimento do ensino de obreiros e valorização de regiões interioranas, com a descentralização de ações na Capital. Este é seu segundo ano na presidência, sendo reeleito para mais um mandato.

Mulheres marcam presença na 18° AGO

Quem também aproveitou a 18° AGO da Cimadec e as belezas naturais do Iguape foram as esposas dos obreiros. Enquanto os homens estavam em plenárias, as mulheres se reuniram na casa de veraneio, alugada especialmente para elas, em um momento marcado por reencontros, confraternização e muita alegria.

“Para nós, esse momento é muito alegre”, fala Marilene do Nascimento, animada com as palestras e com o passeio pela cidade. Ela é uma das mulheres que compõem a diretoria da União de Esposas de Ministros da Assembleia de Deus do Estado do Ceará (UEMADEC). A associação é presidida por Josy Nunes, esposa do pastor Neto Nunes. “Nós ficamos maravilhadas com o que Deus tem feito (…). Interagimos umas com as outras e estou muito gratificada”, declara Josy.

O encontro feminino também está na sua 18° edição e conta com cerca de 100 presentes. “Pretendemos formar um grande coral de 100 vozes para apresentar na próxima convenção”, revela a presidente. “Queremos expandir, crescer e renovar”, finaliza, destacando os planos de expansão para o Interior, seguindo a tendência do marido.