Tens ensinado o Caminho ao teu filho?
Instruir os filhos sobre Deus e seus ensinamentos tem se tornado cada dia mais raro nas famílias contemporâneas. O foco agora é outro, ou melhor, vários outros, tornando o ensinamento bíblico no lar a última das preocupações. A roupa, o passeio, o carro, as finanças, o emprego, os eventos, as redes sociais, a internet… É o que está importando. Receber dos pais uma orientação doutrinária e ensinamentos da Palavra são privilégios para poucas crianças e adolescentes. Por isso, nós que somos a igreja do Senhor, devemos permanecer atentos à instrução para com os nossos pequeninos.
A Bíblia diz “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” (Provérbios 22:6). Nas Escrituras Sagradas encontramos direcionamento para qualquer situação da vida, até mesmo no que se refere à educação dos nossos filhos. É trabalhoso, mas precisamos ensiná-los e cooperarmos para a formação do caráter cristão neles. Quando se conhece o Caminho desde pequeno, adquire-se o discernimento para saber o que é correto em diferentes circunstâncias da vida, ainda que se passem muitos anos.
Nós, pais e mães, precisamos assumir o compromisso em ensinar os nossos filhos e filhas a viverem de acordo com o que Deus nos instrui, sem distorções. A instrução deve ser cotidianamente em nossos lares. O mundo está perverso e enganador e nós precisamos usar a arma da verdade.
Oh, “bem-aventurado é o povo cujo Deus é o Senhor” (Salmos 144:15) e “na sua lei medita de dia e de noite” (Salmos 1:2). Irmãos, maravilhoso é o privilégio de ser o povo de Deus e podermos livremente analisar as Escrituras Sagradas, todavia devemos ter o cuidado em repassar, com precisão, todo o conhecimento aos nossos filhos. A boa instrução tem o poder de mudar histórias.
Juçara Araújo
Jornalista