Lei que reconhece igrejas e templos como serviço essencial é aprovada na Câmara de Fortaleza

 Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) aprovou, nesta quinta-feira, 18, projeto de lei que reconhece igrejas e templos regiliosos como atividades essenciais.

O PL foi incluído de última hora pelo vereador Ronaldo Martins (Republicanos) e teve votação confortável, com 27 votos a favor e três abstenções.

A matéria, que foi aprovada em discussão única, proíbe o fechamento total de estruturas religiosas de qualquer culto sejam mesmo em período de calamidade pública.

Apenas três vereadores não votaram a favor da proposta: Gabriel Aguiar (PSOL), Adriana Nossa Cara (PSOL) e Guilherme Sampaio (PT), que mostrou incômodo com o fato de a matéria ter sido incluída na pauta de última hora.

“Seria mais prudente, e eu faria um apelo aos colegas vereadores, que nós retirássemos a matéria de pauta, discutíssemos ela com o governo do estado que acaba de decretar essas medidas e analisássemos com as autoridades sanitárias”, disse Guilherme Sampaio, citando o último decreto do governador do Ceará Camilo Santana (PT) para controlar o aumento de casos de Covid-19.

Agora, a matéria depende de aprovação de sua redação final e, por último, a sanção do prefeito José Sarto Nogueira (PDT).